“A preocupação é mostrar como os formuladores de políticas e os educadores conceberam valores raciais e aplicaram-nos como práticas racializadas. Em outras palavras, como os valores de raça e lugar social funcionam quando não irrompem no tipo raro de debate público que cercou a experiência de Jacyra? Nesta análise não há dialética entre opressores e resistência, e nenhuma dicotomia entre discussões específicas de ações racializadas e discussões mais gerais do sistema educacional do Rio de Janeiro. Este não é um estudo do comportamento social nem do embate de ideias. Este texto trata das formas muitas vezes efêmeras como os educadores transformaram um discurso sobre raça e independência nacional em práticas cotidianas em que a raça não era normalmente evidente, mas sempre importante. Uma crença central desta análise é a de que a ideologia racial é uma meta-narrativa, ou seja, um complexo de valores e categorias conceituais que dirigiu as formas como os educadores projetavam as instituições e práticas.”
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : UNESP EDITORA
Autor : DAVILA, JERRY
Título do livro : Diploma de Brancura
Data de publicação : 01-12-2006
Gênero do livro : História
Peso : 476 g
Quantidade de páginas : 400
Ano de publicação : 2006
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm