“As representações difundidas pela mídia são um reflexo da realidade ou contribuem para construí-la?” Chega ao Brasil, numa coedição do selo A Girafa e Edições SESC SP, o livro “PSICOLOGIA CULTURAL DA MÍDIA”, do italiano Giuseppe Mininni, professor de Psicologia da Comunicação e de Psicologia da Cultura da Universitá Degli Studi de Bari, Itália. O ensaio, no qual o autor questiona o reflexo da mídia em nosso comportamento, examina as questões principais da comunicação de massa a partir de um ponto de vista psicológico. Mininni recorre à perspectiva da Psicologia Social, de orientação cognitiva, para produzir uma investigação psicológica das relações que acontecem nas influências e interações entre a mídia e o seu público, usuário ou receptor. “Os ‘usos’ que as pessoas fazem da mídia são guiados pelas ‘gratificações’ esperadas, isto é, pelo fato de ela ser considerada capaz de satisfazer às necessidades essenciais para o bem-estar individual e social. De fato, neste texto se mostrará como uma versão mais refinada dos ‘Usos e Gratificações’ seja possível de ser formulada em termos de ‘Significados e Motivações’, com o objetivo de apanhar a ligação entre disposições psicológicas, fatores sociais e contextos situacionais, segundo a qual as pessoas recorrem à mídia para corroborar suas identidades pessoal e social”, avalia o autor. O livro examina as questões principais da comunicação de massa a partir de um ponto de vista psicológico. No primeiro capítulo, circunscreve-se a esfera da intervenção psicológica, fazendo referência a um modelo capaz de explicar de que modo os meios de comunicação de massa intervêm em muitos dos processos que permitem a construção do Si pessoal, gerindo os significados atribuídos às interações sociais possíveis no âmbito de uma cultura compartilhada. Esses processos estão esquematizados no “paradigma dos dois is e dois ds” (“Influenciar / Informar / Divertir / Dominar a Internet”), cujas problemáticas são tratadas, respectivamente, no segundo, no terceiro, no quarto e no quinto capítulos.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : GIRAFA
Autor : MININNI, GIUSEPPE
Título do livro : Psicologia Cultural da Mídia
Data de publicação : 02-02-2008
Gênero do livro : Psicologia
Peso : 380 g
Quantidade de páginas : 232
Ano de publicação : 2008
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Aquabook - Turma Dos Dinos
Aquabook - A Turminha Do Bobby
Dandadan - 03
Confusões do Primeiro Amor - Vol. 06
Dandadan - Vol. 11
Os Cavaleiros do Zodiaco - Saint Seiya Final Edition - Vol. 01 (Sobrecapa Variante)
O Sentido Do Sofrimento
Paixão Por Israel - Judaização, Sionismo Cristão e Outras Ambiguidades Evangélicas
Dandadan - Vol. 10
Dandadan - Vol. 07
Dandadan - Vol. 09
Para Que Serve a Sociologia? - Diálogos Com Michael Hviid Jacobsen e Keith Tester
Paixão - Um Ensaio Sobre a Personalidade
Os Sonhadores
Confusões do Primeiro Amor - Vol. 08
Oratória - Fundamentos Para o Discurso Persuasivo
100 Primeiras Palavras - Toque e Sinta: Veículos & Coisas Que Vão e Vem
o Pequeno Livro De Jesus
Pandolfo Bereba - 02Ed
Preconceito - Uma História
Aquabook - Aventuras Com os Dinos
Oswaaaaaldo!
Pais Conscientes, Vínculos Indestrutíveis
Pétalas de Akayama - Vol. 01 