“As representações difundidas pela mídia são um reflexo da realidade ou contribuem para construí-la?” Chega ao Brasil, numa coedição do selo A Girafa e Edições SESC SP, o livro “PSICOLOGIA CULTURAL DA MÍDIA”, do italiano Giuseppe Mininni, professor de Psicologia da Comunicação e de Psicologia da Cultura da Universitá Degli Studi de Bari, Itália. O ensaio, no qual o autor questiona o reflexo da mídia em nosso comportamento, examina as questões principais da comunicação de massa a partir de um ponto de vista psicológico. Mininni recorre à perspectiva da Psicologia Social, de orientação cognitiva, para produzir uma investigação psicológica das relações que acontecem nas influências e interações entre a mídia e o seu público, usuário ou receptor. “Os ‘usos’ que as pessoas fazem da mídia são guiados pelas ‘gratificações’ esperadas, isto é, pelo fato de ela ser considerada capaz de satisfazer às necessidades essenciais para o bem-estar individual e social. De fato, neste texto se mostrará como uma versão mais refinada dos ‘Usos e Gratificações’ seja possível de ser formulada em termos de ‘Significados e Motivações’, com o objetivo de apanhar a ligação entre disposições psicológicas, fatores sociais e contextos situacionais, segundo a qual as pessoas recorrem à mídia para corroborar suas identidades pessoal e social”, avalia o autor. O livro examina as questões principais da comunicação de massa a partir de um ponto de vista psicológico. No primeiro capítulo, circunscreve-se a esfera da intervenção psicológica, fazendo referência a um modelo capaz de explicar de que modo os meios de comunicação de massa intervêm em muitos dos processos que permitem a construção do Si pessoal, gerindo os significados atribuídos às interações sociais possíveis no âmbito de uma cultura compartilhada. Esses processos estão esquematizados no “paradigma dos dois is e dois ds” (“Influenciar / Informar / Divertir / Dominar a Internet”), cujas problemáticas são tratadas, respectivamente, no segundo, no terceiro, no quarto e no quinto capítulos.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : GIRAFA
Autor : MININNI, GIUSEPPE
Título do livro : Psicologia Cultural da Mídia
Data de publicação : 02-02-2008
Gênero do livro : Psicologia
Peso : 380 g
Quantidade de páginas : 232
Ano de publicação : 2008
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

o Santo Graal Do Investimento - As Estratégias Dos Maiores Investidores Do Mundo Para a Liberdade Fi
Planos da Vida,os
Orientação Familiar - Teoria e Prática - Vol. 02
O Que E Aborto - 2 Edicao
Aquabook - A Turminha Do Bobby
O Retorno do Rei
Dandadan - Vol. 07
o Livro Do Ator
O Livro Do Despertar
Os Nomes do Terceiro Reich
Os Grandes Magos do Mercado Financeiro
Confusões do Primeiro Amor - Vol. 09
Orelhinhas e Laço da Minnie
Obama - Barack Obama
o Morro Dos Ventos Uivantes
O Que é o Luto - Como Os Mitos e As Filosofias Entendem a Morte e a Dor Da Perda
O Que Fazer Quando Você Não Sabe o Que Fazer
Orgulho DC - Vol. 03
Confusões do Primeiro Amor - Vol. 08
O Que Eu Comi Em Um Ano e Outras Reflexões
O Sistema de Autopreservação do Vilão Despresível - Livro 1
Planeta Terra – Nossa Casa
Parasitologia Dinâmica - 03Ed
Aquabook - Aventuras Com os Dinos
Petromasculinidade - Combustíveis Fósseis e Desejo Autoritário
Dandadan - Vol. 09
13 Dias de Meia-Noite
Os Grandes Investidores - 2ª Edição 2021
Para o Trono
Os Códigos do Milhão
O Pequeno Príncipe
Dandadan - 03
Aquabook - Turma Dos Dinos
Paulistana
Os miseráveis
Oppenheimer - O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano
Pare de Sofrer
Oito Detetives 